Haidong Gumdo no Brasil
O Haidong Gumdo era desconhecido no Brasil até o ano de 2003, enquanto integrantes da hoje Associação Brasileira de Haidong Gumdo procuravam uma arte puramente coreana para aumentar seus estudos nas artes marciais. A descoberta do Haidong Gumdo imediatamente nos entusiasmou a buscar a comunicação com a federação original a World Haidong Gumdo Federation. Estabelecidos os primeiros contatos foi indicado para introduzir o Haidong gumdo no país o Mestre Yang Tae Kim.
Em Março de 2004 o Mestre Yang Tae Kim fez sua primeira visita ao Brasil, na cidade de São Paulo, onde iniciou a formação dos instrutores e a fundação da ABHG – Associação Brasileira de Haidong Gumdo.
Nos anos seguintes foram feitos seminários em Franca e Itapetininga, onde até hoje é dado continuidade nos trabalhos, e posteriormente em Porto Alegre, onde apenas se formaram faixas brancas até sua interrupção. Mais tarde o trabalho de divulgação no Rio Grande do Sul é retomado com uma nova turma e segue de forma empolgante.
A Associação Brasileira de Haidong Gumdo, como introdutora da arte no país, segue trabalhando para divulgar a arte da espada coreana em todo o Brasil e atualmente introdutora no Chile, estabelece diversos seminários e workshops em diversas cidade de forma ética e com respaldo técnico do Mestre Yang Tae Kim através de constantes vindas ao Brasil.
O Haidong Gumdo está presente no Brasil desde 2004, representado exclusivamente pela ABHG única entidade autorizada pela Korea a divulgar e disseminar a arte do Haidong Gumdo no Brasil sob supervisão do Kwanjang Nim Yang Tae Kim, 6º Dan pela WHGF e possui como instrutores e professores apenas aqueles em constante treinamento.
A Segunda Geração
Após anos de treinamento e divulgação a ABHG seguindo seu trabalho em 2007 inicia uma nova turma de praticantes; alguns praticantes de Hapkido haviam se interessado pela arte devido a sua diversidade técnica e beleza nos movimentos.
A ética e sinceridade dos professores associada a dedicação e o grande conhecimento marcial provava o excelente trabalho realizado pelo Mestre Yang Tae Kim; despertando um grande entusiasmo dos alunos.
Os treinos constantes e a qualidade técnica demonstrada em aula gerou nos alunos uma dedicação gigantesca que com o tempo vieram as graduações e os primeiros resultados; em 2008 aconteceu o primeiro seminário de combate ministrado pelo Mestre Kim, onde diversos praticantes de outras modalidades marciais participaram e grande foi a interação e o envolvimento que também se inscreveram para as categorias iniciantes de combate para o primeiro torneio oficial de Haidong Gumdo acontecido seqüencialmente após a workshop, onde houve grande destaque do pessoal do Hapkido tradicional que ficaram com o primeiro e terceiro lugar das categorias iniciante.
Já para as categorias avançadas a competição foi acirrada pois diversos praticantes de outras escolas participaram e o destaque foi para os alunos da Hwarang Dojang que ficaram com o primeiro e segundo lugar em uma disputa empolgante que foi decidida por um único ponto de diferença.
Com o crescimento da arte no estado de São Paulo começaram a surgir os convites de apresentações em campeonatos, eventos e exames de graduações. Após um árduo período de treinamento chegará a formação dos novos Jokyo Nims em um exame graduação fortíssimo que marcava o início de uma despedida dos treinos comuns; pois, a partir desse exame se iniciaria os treinamentos para faixas pretas, os primeiros de uma nova geração, pois eram aqueles que demonstrariam o resultado do empenho e dedicação do professores brasileiros.
Enfim chegado o tempo; a hora de colher o resultado de anos de treinamento e dedicação em um exame de graduação que duraria quase seis horas na presença do Mestre Yang Tae Kim. Todos os fundamentos como formas, técnicas de ataque e defesa, posturas, combates diversos e cortes, fora avaliados pelo Mestre Kim que estava na incumbência como representante da WHGF em certificar a qualidade e o nível técnico daqueles que seriam a “Segunda Geração de Faixas Pretas do Brasil” que com louvor e em uma festa digna daqueles anos de treinamento e dedicação fizeram emocionar os professores (Em Especial a Sabom Nim Carolina) parabéns!
“Este é o resultado de um trabalho de muito suor e dedicação”
Sabom Nim Carolina Cereda Rafaine